Pular para o conteúdo principal

Dica de livro: O sonho do tigre


     Depois do final de "O destino do tigre" tudo parecia bem, a maldição foi quebrada, Lokesh derrotado, Kelsey e Ren tiveram seu felizes para sempre e tínhamos a deusa Durga e seu tigre para servir a todos.
     Se todos os problemas estão aparentemente resolvidos, então qual é a narrativa de O sonho do tigre? Essa pergunta é respondida com a volta surpreendente do xamã Phet com uma grande revelação e um pedido de ajuda urgente. A partir desse momento uma intrincada rede de viagens no tempo nos mostra outros ângulos de toda a saga dos tigres e demonstra que cada pessoa, objeto e acontecimento foi cuidadosamente colocado no lugar e horário certos para formar o resultado final, como se a história dos nossos queridos personagens fosse um grande quebra-cabeça.
     Essas viagens tem também a função de reviver momentos chave, que já tinham sido muito comentados, mas a gente nunca tinha realmente presenciado, como por exemplo, o acidente que matou os pais da Kelsey, como o Ren virou animal de circo ou o que realmente aconteceu quando o nosso príncipe de olhos azuis foi capturado e torturado pelo Lokesh.
     Já era de conhecimento geral que o livro ia ser contado do ponto de vista do Kishan, mas o que não foi tão divulgado é que tão importante como o nosso tigre de ébano seria Anamika. Aliás esses dois formaram um dinâmica interessante, porque para os seus seguidores eles são a Deusa Durga e seu protetor Damon, mas na intimidade eles começaram como duas pessoas que mal se conheciam, mas tinham que conviver diariamente, enquanto tentavam superar grandes perdas e carregavam a grande responsabilidade de atender os pedidos de ajuda dos necessitados, e acabaram como grandes companheiros que construíram uma bela e emocionante vida.
     Falando da Ana, achei bem ariscado investir nela como protagonista desse livro, porque não sabíamos quase nada sobre quem ela realmente era, sobre o seu passado ou como ela se tornou a bela e poderosa guerreira que foi fundamental na luta contra o Lokesh e desenvolver um personagem novo já na reta final saga, enquanto tentava encerrar a narrativa foi um movimento ousado. Por isso que vou dar os parabéns para Coullen Houck por se sair tão bem desse problema que ela mesmo causou.         Aliás, ousadia e lidar com situações auto-provocados parecem serem os temas desse volume, já que O sonho do tigre transforma a mulher que ocupava o papel principal em mera coadjuvante, muda a estrutura básica da narração, traz reviravoltas inesperadas e nem a capa do livro segue a mesma linha das anteriores. Quanto a parte das situações auto-provocadas, eu não posso revelar muito para não estragar as surpresas da história, só vou dizer que a relação da maldição com os irmãos Rajaram é diferente do que imaginávamos.
     Na minha opinião a parte mais incrível desse livro é que pegaram uma história que a gente conhecia e nos mostraram que mesmo vendo os acontecimentos acontecerem é sempre possível rever os fatos e descobrir algo novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens esquecidos: The Vampire diaries

  A grande maioria das séries tem muitos episódios por temporada, geralmente mais de 20, e para encher todo esse tempo é preciso a presença de muitos personagens. O problema é que vários dessas pessoas vão se perdendo no meio da história, e quanto mais temporadas tem o programa, pior fica o problema.   Pensando nisso pensei em fazer essa coluna, que vai listar os personagens que sumiram de uma certa série. Para deixar bem claro, personagens que morreram, ou que tiveram sua ausência devidamente explicada pelo roteiro não entram nessa lista, só aqueles que estavam em um episódio, e na semana seguinte ninguém mais falava nem o nome da criatura, como se tivesse sido realmente esquecido pelos roteiristas.   Vamos começar então com The Vampire Diaries. Parece meio óbvio, mas não custa avisar, CONTÉM SPOILERS. Dr. Meredith Fell   Ela começou bem, com suspeitas de ser uma possível psicopata, teve um pequeno envolvimento com Alaric e até ajudou a desvendar os apag...

Review: The Originals 3° temporada

Cuidado, contém spoilers      Essa temporada de The Originals começou pouco tempo depois de onde a anterior tinha parado, com Klaus e Elijah ainda brigados por causa das ações do híbrido no final da temporada passada e Hayley sobre a maldição dos lobisomens, e só podendo assumir a forma humana uma vez por mês. Mas nada como uma profecia que promete a ruína da sua família inteira para unir todos novamente. A tal profecia dizia que em um ano todos os originais vivos no momento (Klaus, Elijah e Rebekah) iriam cair, um derrubado por um amigo, um por um inimigo e um pela família, e enquanto a família ruía, uma besta ia aparecer, mas para entender isso melhor, vamos começar do começo.      A essa altura do campeonato já conhecemos a base do passado dos Mikaelson, já vimos como eles viraram vampiros, e várias pessoas que eles foram transformando pelo caminho, mas nunca tinham nos contado quem eram os primeiros que foram gerados por eles, ou como isso acon...

Review: Anne with an E 2° temporada

     A história dessa segunda temporada começa alguns meses depois do ponto aonde a primeira tinha terminado, com Gilbert rodando o mundo, tentando descobrir o que ia fazer da vida e Green Gables acolhendo dois pensionistas suspeitos.      Falando em Gilbert, é por causa dele que conhecemos outro personagem, chamado Sebastian, que apresenta um problema que não tinha sido abordado pelo programa até o momento, o racismo, que é  mais claro no século XIX, aonde a escravidão ainda era uma lembrança bem viva.      Eu já tinha elogiado o roteiro no texto de apresentação da série (que você pode ler  aqui ), mas nesse segundo ano os escritores conseguiram se superar, principalmente por fugirem de caminhos óbvios. O melhor exemplo disso foi justamente a história dos tais pensionistas: Primeiro porque eles não eram simplesmente ladrões que queriam pegar tudo que pudessem, na primeira oportunidade, mas sim golpistas experientes, que sabem ...