Pular para o conteúdo principal

Top 10: trilhas sonoras de filmes

   
   
    Roteiro e elenco são muitos importantes para o sucesso de um filme, mas nenhum deles seriam a mesma coisa sem a trilha sonora. Seja para ajudar o telespectador a entrar no clima do filme, ou para ajudar no marketing da produção, sempre tem uma música que acaba virando símbolo daqueles personagens, ou eternamente relacionada a um longa metragem. Vamos então as canções que o cinema ajudou a alcançar o sucesso (ou que o sucesso da canção ajudou a produção).



Começando por um filme bem antigo, lançado talvez antes de sua avó nascer, mas fez tanto sucesso que é possível que você já tenha visto, ou pelo menos ouvido Over the raimbow, já que a canção continua sendo usada em vários programas, como Glee e American Idol, e tem até versões brasileiras, que faziam parte da trilha de várias novelas, além de cantoras como Beyoncé e Selena Gomez já terem cantado a famosa música. Mas para essa lista escolhi o vídeo original, interpretado pela atriz Judy Garland.
Como se ser o símbolo de um dos maiores clássicos do cinema não fosse o suficiente, Uma nova versão, feita pelo havaiano Israel Kamakawiwo'ole com a inclusão de "what a wonderfull world" se tornou tema também de "bom dia Vietnã".




Rocky III é bem mais atual que o mágico de Oz, mas ainda mais velho que eu, e mesmo assim duvido que você nunca tenha ouvido Eye of the Tiger. Desde 1982 a música virou não só o símbolo do boxeador interpretado por Sylvester Stallone, como também a abertura de todo evento esportivo do mundo.



Esse é outro filme que é bem possível que vocês sejam novos de mais para terem visto, já que foi lançado em 1983, mas tinha que estar nessa lista, porque é quase impossível ouvir essa música e não lembrar dessa coreografia. A versão foi escrita por Michael Sembello.



O Guarda Costas foi lançado em 1992, mas até hoje quando se fala do filme, ou citam o nome de Whitney Houston todos lembram dessa música, e a menos que você seja um cantor profissional, provavelmente ainda não conseguiu canta-lá sem desafinar.



Em 1997 Kate Winslet e Leonardo de Caprio dominaram o mundo com o mega blockbuster Titanic, e junto com o filme veio também My heart will go on, que eu apostaria que é a única música da Celine Dion que você consegue lembrar.



Bem antes de ser o psicótico vilão Coringa, Heath Ledger era só um adolescente rebelde tentando pedir desculpas para sua amada, e que jeito melhor de fazer isso do que cantando a famosa música do cantor Fankie Valli no  alto-falante do estádio durante o ensaio do time do colégio?


 
Antes que termine o dia é com certeza o filme menos badalado dessa lista, mas tive que coloca-lo aqui primeiro porque eu o amo, e segundo porque Take my heart back me fez chorar tanto que precisei de um minutinho pra me recompor. A música é originalmente de Chris Canute, mas interpretada nessa cena por Jennifer Love Hewitt.



Tropa de Elite já tinha sido lançada e feito sucesso em 2000, mas estourou mesmo e ficou associado ao BOPE só em 2007, quando virou música tema do filme de mesmo nome, que acabou sendo o maior sucesso do cinema brasileiro.



A saga Crepúsculo sempre gerou muita discórdia, e criou quantidades enormes de fãs e haters. Uma coisa mais unânime é a trilha sonora, bem mais aceita graças a presença de bandas como Paramore, Muse, Linkin Park, etc. Eu escolhi Decode porque pra mim é uma das melhores músicas tema da saga.



 A não ser que você tenha vivido em uma caverna de uma ilha deserta (e talvez nem assim) você escutou Let it go no mínimo umas 500 vezes nos últimos 2 anos. A música fez tanto sucesso que ajudou Frozen a se tornar a animação mais bem sucedida do cinema e ganhou o Oscar de melhor trilha sonora. Como é um texto sobre trilhas sonoras achei mais lógico colocar a versão de Idina Menzel, usado no longa metragem, mas caso você prefira a versão da Demi Lovato, usada nas rádios clique aqui

Menção Honrosa

The Hanging Tree não é a música tema de Jogos Vorazes parte 1, na verdade nem é uma música de verdade, mas é muito boa e chegou a lista das mais ouvidas da Bilboard e mostrou que se Jennifer Lawrence cansar da elogiadíssima carreira de atriz, pode tentar a de cantora. Por esses motivos achei que merecia pelo menos essa menção honrosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens esquecidos: The Vampire diaries

  A grande maioria das séries tem muitos episódios por temporada, geralmente mais de 20, e para encher todo esse tempo é preciso a presença de muitos personagens. O problema é que vários dessas pessoas vão se perdendo no meio da história, e quanto mais temporadas tem o programa, pior fica o problema.   Pensando nisso pensei em fazer essa coluna, que vai listar os personagens que sumiram de uma certa série. Para deixar bem claro, personagens que morreram, ou que tiveram sua ausência devidamente explicada pelo roteiro não entram nessa lista, só aqueles que estavam em um episódio, e na semana seguinte ninguém mais falava nem o nome da criatura, como se tivesse sido realmente esquecido pelos roteiristas.   Vamos começar então com The Vampire Diaries. Parece meio óbvio, mas não custa avisar, CONTÉM SPOILERS. Dr. Meredith Fell   Ela começou bem, com suspeitas de ser uma possível psicopata, teve um pequeno envolvimento com Alaric e até ajudou a desvendar os apag...

Review: The Originals 3° temporada

Cuidado, contém spoilers      Essa temporada de The Originals começou pouco tempo depois de onde a anterior tinha parado, com Klaus e Elijah ainda brigados por causa das ações do híbrido no final da temporada passada e Hayley sobre a maldição dos lobisomens, e só podendo assumir a forma humana uma vez por mês. Mas nada como uma profecia que promete a ruína da sua família inteira para unir todos novamente. A tal profecia dizia que em um ano todos os originais vivos no momento (Klaus, Elijah e Rebekah) iriam cair, um derrubado por um amigo, um por um inimigo e um pela família, e enquanto a família ruía, uma besta ia aparecer, mas para entender isso melhor, vamos começar do começo.      A essa altura do campeonato já conhecemos a base do passado dos Mikaelson, já vimos como eles viraram vampiros, e várias pessoas que eles foram transformando pelo caminho, mas nunca tinham nos contado quem eram os primeiros que foram gerados por eles, ou como isso acon...

Review: Anne with an E 2° temporada

     A história dessa segunda temporada começa alguns meses depois do ponto aonde a primeira tinha terminado, com Gilbert rodando o mundo, tentando descobrir o que ia fazer da vida e Green Gables acolhendo dois pensionistas suspeitos.      Falando em Gilbert, é por causa dele que conhecemos outro personagem, chamado Sebastian, que apresenta um problema que não tinha sido abordado pelo programa até o momento, o racismo, que é  mais claro no século XIX, aonde a escravidão ainda era uma lembrança bem viva.      Eu já tinha elogiado o roteiro no texto de apresentação da série (que você pode ler  aqui ), mas nesse segundo ano os escritores conseguiram se superar, principalmente por fugirem de caminhos óbvios. O melhor exemplo disso foi justamente a história dos tais pensionistas: Primeiro porque eles não eram simplesmente ladrões que queriam pegar tudo que pudessem, na primeira oportunidade, mas sim golpistas experientes, que sabem ...