Anne de Avonlea (Anne of Avonlea) é o segundo livro da série Anne e começa quando a personagem título tem 16 anos e está prestes a começar a dar aulas na escola da sua pequena cidade.
Anne está bem mais centrada e madura do que a menininha que chegou em Green Gables 5 anos atrás, mas de vez em quando ainda tem seus rompantes de imaginação.
Falando em crianças, esse livro tem várias, começando por Dora e Davy, um casal de gêmeos adotados por Marilla e que não podiam ser mais diferentes: Dora é uma perfeita dama, quieta e comportada, enquanto Davy é a personificação de confusão, mas que tem uma relação muito fofa com a Anne.
Outro garoto dessa história é Paul Irving, que vira o aluno preferido de Anne, provavelmente por ser uma versão masculina de si mesma ou, como a própria Anne diz, uma alma irmã.
No assunto almas irmãs temos também a peculiar senhorita Lavendar Lewis, uma simpática e imaginativa solteirona.
Mais uma relação interessante é a da nossa protagonista com o seu novo vizinho, o senhor Harrison, que no começo parece ser um velho rabugento, mas acaba tendo uma bonita amizade com a ruivinha.
Ao contrário do primeiro livro, que trata da infância e das descobertas da vida, esse aqui trata das vivências do começo da idade adulta, tanto nas responsabilidades, como também nos relacionamentos. Aliás, nesse assunto o livro acaba com ótimos ganchos.
Comentários
Postar um comentário