Pular para o conteúdo principal

Dicas para um novo seriador

   

     Setembro e Outubro são os meses mais queridos pelos fãs de séries, porque é quando as veteranas mais famosas e esperadas retornam, e quando as novidades mais promissoras estream.  
     Escondidos no meio de todas essas opções, existem alguns detalhes, que podem ajudar os telespectadores, ou alguns hábitos que podem transformar essa experiência em algo bem melhor, mas se essa é a sua primeira grande temporada, não se preocupe, esse texto está cheio de dicas de como enfrentar tudo isso.

Prestar atenção no "Previously in"

     Para começar "Previosly in" são aquelas cenas dos episódios passados que passam no começo do programa, também conhecido como "Anteriormente em". Essas cenas mostram o que pode acontecer e relembra detalhes que você precisa rever.
     Essa dica vale também se o show tem uma abertura, ás vezes elas mostram momentos que serão explicados com mais calma depois.
Ex. 1: Se um personagem que não aparece a algum tempo é lembrado no previously é porque vai reaparecer, ou vão nos explicar algo novo sobre ele.
Ex. 2: Normalmente as séries tem histórias que se desenvolvem ao longo da temporada toda, e por isso ás vezes é difícil lembrar de tudo, então eles fazem um breve resumo para você acompanhar como eles chegaram até aquele ponto.

Marque objetos em foco

     Ninguém coloca um objeto em destaque no centro da cena por nada. Ele vai ser importante no futuro para um personagem ou história. Mas cuidado, não precisa fazer isso com todas as coisas visíveis do cenário, só as que ganham alguma importância no enquadramento, senão fica cansativo e você pode perder algo que realmente vale a pena.
Ex.: A câmera fecha em um vaso e deixa ele em foco por alguns segundos, alguns minutos, ou episódios depois, esse vaso ajudar a desvendar um mistério.

Evite redes sociais no dia seguinte

     Uma das partes mais legais de se acompanhar um seriado é comentar com os amigos, e agora que todo mundo vive na internet isso ficou muitas vezes maior. O problema é que ás vezes esses comentários podem entregar uma surpresa, e estragar a chance de você descobrir as coisas por si mesmo.
     Para evitar esse problema o ideal é descobrir o dia que a série passa originalmente nos E.U.A e evite as redes sociais desde essa data até o momento que você poder ver o episódio, mas como eu sei que isso é extremamente difícil, eu sugiro que você não entre em grupos que comentem sobre os acontecimentos mais recentes, enquanto não estiver em dia com a história, ou evite curtir páginas destinados a postar fotos e vídeos do show em questão. Outra solução muito boa é instalar aplicativos que bloqueiem spoilers, tem vários deles na internet é só procurar o que mais te agradar.

Crie uma lista de prioridades e um horário

     Com o passar do tempo a pessoa vai ficando mais confortável nesse mundo e o número de séries que ela quer assistir começa a aumentar, mas fica mais fácil de dar conta de tudo se você souber o que quer assistir e quando pode fazer isso. Decida o horário que é melhor para assistir alguma coisa, depois crie uma lista de programas que deseja ver e coloque seus favoritos no topo dessa lista.
Ex.: É mais prático para mim ver séries antes de dormir, então sempre que sai a legenda para meu seriado favorito eu vejo na noite seguinte, nas outras oportunidades vou vendo as outras produções da lista.

Aprenda a reconhecer padrões

     É muito comum os personagens terem um comportamento padrão, ou as histórias bases se repetirem ao longo das temporadas. É interessante que você aprenda com essas experiências para já ir se preparando para os passos seguintes.
Ex. 1: Se um personagem costuma fazer bobagens quando está bêbado, ou chateado, preste atenção quando acontecer algo que não o agrade, porque provavelmente ele vai perder o controle em pouco tempo.
Ex. 2: Se segredos guardados já causaram problemas no passado, fique atento quando a comunicação entre as pessoas ficar ruim.

Veja séries sozinho (ou com alguém que gosto do mesmo que você)

    É muito comum o telespectador se envolver com a história, aí você começa a chorar ou sorrir descontroladamente, o problema é que quem não está interessado na história não embarca junto com você nessas emoções e acaba achando que você é meio louca, ou fica te julgando por reagir desse jeito a personagens não reais.
     Outro obstáculo que se pode ter ao tentar ver séries com pessoas com gostos diferentes do seu é que eles não prestam muita atenção no seriado, então começam a querer conversar, ou ficar perguntando sobre tudo, e é quase impossível prestar atenção no programa quando tem que ficar conversando sobre outra coisa completamente diferente.

     Isso tudo pode parecer complicado, mas acredite que cada um desses tópicos vão aparecendo naturalmente, e você acaba se acostumando.
     Outra coisa que pode ajudar muito é entender a linguagem específica que é dita nas notícias e comentários sobre os seriados, e isso você pode aprender nesse texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens esquecidos: The Vampire diaries

  A grande maioria das séries tem muitos episódios por temporada, geralmente mais de 20, e para encher todo esse tempo é preciso a presença de muitos personagens. O problema é que vários dessas pessoas vão se perdendo no meio da história, e quanto mais temporadas tem o programa, pior fica o problema.   Pensando nisso pensei em fazer essa coluna, que vai listar os personagens que sumiram de uma certa série. Para deixar bem claro, personagens que morreram, ou que tiveram sua ausência devidamente explicada pelo roteiro não entram nessa lista, só aqueles que estavam em um episódio, e na semana seguinte ninguém mais falava nem o nome da criatura, como se tivesse sido realmente esquecido pelos roteiristas.   Vamos começar então com The Vampire Diaries. Parece meio óbvio, mas não custa avisar, CONTÉM SPOILERS. Dr. Meredith Fell   Ela começou bem, com suspeitas de ser uma possível psicopata, teve um pequeno envolvimento com Alaric e até ajudou a desvendar os apag...

Review: The Originals 3° temporada

Cuidado, contém spoilers      Essa temporada de The Originals começou pouco tempo depois de onde a anterior tinha parado, com Klaus e Elijah ainda brigados por causa das ações do híbrido no final da temporada passada e Hayley sobre a maldição dos lobisomens, e só podendo assumir a forma humana uma vez por mês. Mas nada como uma profecia que promete a ruína da sua família inteira para unir todos novamente. A tal profecia dizia que em um ano todos os originais vivos no momento (Klaus, Elijah e Rebekah) iriam cair, um derrubado por um amigo, um por um inimigo e um pela família, e enquanto a família ruía, uma besta ia aparecer, mas para entender isso melhor, vamos começar do começo.      A essa altura do campeonato já conhecemos a base do passado dos Mikaelson, já vimos como eles viraram vampiros, e várias pessoas que eles foram transformando pelo caminho, mas nunca tinham nos contado quem eram os primeiros que foram gerados por eles, ou como isso acon...

Review: Anne with an E 2° temporada

     A história dessa segunda temporada começa alguns meses depois do ponto aonde a primeira tinha terminado, com Gilbert rodando o mundo, tentando descobrir o que ia fazer da vida e Green Gables acolhendo dois pensionistas suspeitos.      Falando em Gilbert, é por causa dele que conhecemos outro personagem, chamado Sebastian, que apresenta um problema que não tinha sido abordado pelo programa até o momento, o racismo, que é  mais claro no século XIX, aonde a escravidão ainda era uma lembrança bem viva.      Eu já tinha elogiado o roteiro no texto de apresentação da série (que você pode ler  aqui ), mas nesse segundo ano os escritores conseguiram se superar, principalmente por fugirem de caminhos óbvios. O melhor exemplo disso foi justamente a história dos tais pensionistas: Primeiro porque eles não eram simplesmente ladrões que queriam pegar tudo que pudessem, na primeira oportunidade, mas sim golpistas experientes, que sabem ...